Prepare seu site para o marketing de atração com estas 7 dicas!

Prepare seu site para o marketing de atração com estas 7 dicas!

ÍNDICE DO POST

Como preparar seu site para o marketing de atração com conteúdos que atraem, retêm e fidelizam clientes?

Ainda hoje, muitas empresas acreditam que, para fazer negócios na internet, basta ter um site e pronto! Os clientes virão automaticamente e você será conhecido e respeitado por seu público-alvo.

Mas isso não é bem assim. Para ter resultados concretos de vendas pela internet é necessário movimentar seu site, atrair clientes para ele com estratégias de marketing de atração (ou “inbound marketing”).

Neste post, nós iremos conversar sobre esse tema tão importante para as empresas que estão começando sua trajetória na WEB.

Antes de entrar no marketing de atração, é importante dizer que, sim, um bom site é importante. Mas ele é só o início do trabalho.

Por isso, você precisa imaginar que um site é a “vitrine” de uma empresa na internet, onde colocamos, de uma forma atraente, quem é a empresa, sua expertise, sua experiência, mostramos os clientes dela, sua forma de se posicionar no mercado em que está inserida. Também, claro, os produtos e serviços que ela oferece.

Até aí tudo bem. Nada muito além das vitrines físicas e catálogos de produtos e serviços tradicionais impressos em gráficas offset.

Porém, aqui começam as diferenças entre o marketing moderno – o “marketing de atração” ou “inbound” – e o marketing mais antigo, outbound.

No marketing tradicional, a sua empresa corre atrás do cliente, na maioria das vezes sem pedir permissão.

Mas no inbound, o cliente é quem vai atrás da sua empresa, e por vontade própria. Para isso, precisa ser atraído até você. E o principal canal para isso é um site bem formatado, otimizado para o marketing digital.

Mas, afinal, o que o site da sua empresa precisa ter para atrair os consumidores e clientes e gerar negócios? Confira!

 

1. Rapidez

 

O primeiro ponto a ser abordado é que não basta ter um site bonito e visualmente com uma boa aparência. É preciso se preocupar com as condições técnicas dele.

Por exemplo, você sabe quanto tempo o teu site demora para carregar?

Se o site da sua empresa está lento, simplesmente seus clientes deixarão de navegar por ele e irão para os seus concorrentes.

Isso porque não há nada mais aborrecedor do que esperar 1 minuto para entrar em um site! Você já deve ter passado por essa experiência. E o que aconteceu? Você saiu do site, não?

Ninguém tem paciência com sites lentos. Se os seus clientes estão indo para outros sites porque o seu está lento, do que adiantou a sua estratégia de marketing digital, não é verdade?

Além disso, se uma página demora demais para abrir, e esse “demais” pode ser questão de segundos, irá perder pontos preciosos na busca orgânica do Google.

Um dos critérios do Google para posicionar bem um conteúdo do seu site – um artigo do blog, por exemplo, é a rapidez de carregamento da página.

Se o tempo de espera para abrir as páginas do seu site for maior que dois segundos, o post que você construiu irá perdendo posição e deixará de estar nas primeiras páginas das buscas orgânicas.

A consequência disso é que a sua estratégia de marketing de atração, que é baseada na geração de conteúdos relevantes, vai por água abaixo. Ela não irá surtir efeitos e, como você já sabe, quem não aparece, não é encontrado…

 

2. Navegabilidade

 

A experiência do usuário é mais relevante do que nunca em 2022! Ela deve ser tranquila e agradável.

Quando um futuro cliente estiver navegando no site da sua empresa, ficará irritado se encontrar os conteúdos desorganizados, cookies que saltam do nada atrapalhando a leitura ou ferramentas que não funcionam direito.

Tudo isso torna a permanência em uma página muito mais curta, gerando altas taxas de rejeição.

Do que adiantou construir um site todo bonitão se ele não navega bem?

Além de afugentar os seus clientes, você perderá pontos no ranqueamento de buscadores como o Google por ter taxa de rejeição alta.

E, com isso, ficará no fim da fila. E aí: adeus orçamentos! Adeus vendas!!! Simples assim.

 

Site bonito ou site funcional? Qual o melhor para realizar para uma boa estratégia de marketing de atração?

 

Então, qual o melhor? Para responder essa pergunta: o melhor aqui é você ter um site bonito que navegue bem, mesmo que você tenha que sacrificar efeitos mirabolantes do site em função da navegabilidade.

As tecnologias evoluem todo o ano, e hoje já é possível ter um site de excelente visual combinado com uma excelente navegabilidade.

 

3. Fotos e arquivos leves

 

As fotos que você coloca no site também deverão ter manutenções. Fotos ou arquivos muito grandes podem não ser uma boa ideia.

Uma foto de 1 mega de tamanho, por exemplo, pode não ser muita coisa. Mas, com o tempo, seu site terá um aumento do número de fotos. E se você tiver 200 fotos de 1 mega, seu site terá 200 megas.

Ele poderá se tornar pesado e lento para carregar. Fique de olho nisso desde o início de sua estratégia de marketing digital.

 

4. Manutenção periódica

 

Para realizar um bom trabalho de marketing de conteúdo, é indispensável realizar uma manutenção periódica do site para corrigir bugs e falhas que possam surgir.

Se você usa a plataformas otimizadas para SEO, como WordPress, é importante sempre estar de olho nas atualizações, plug-ins inativos e atualizações destes.

Mas cuidado, não vá atualizando tudo de forma automática, porque você pode ter sérios problemas com isso!

O marketing digital, baseado na atração via conteúdos de internet, exige, além de habilidades de escrita e de design, conhecimento técnico da internet para realizar uma boa estratégia.

Desta forma, um bom site dever ter uma boa aparência, uma boa estrutura tecnológica e ter uma manutenção periódica para que funcione corretamente e não aborreça seus visitantes pela demora ou mau funcionamento.

Porém, isso não é tudo. Imagine que na internet existe milhares de sites iguais aos seus. Nestes milhares de sites estão seus vários concorrentes. Então, fica a pergunta: como os seus clientes irão encontrar a tua empresa na internet?

 

5. Marketing de conteúdo

 

É aqui que entra a segunda etapa do trabalho: o Marketing de Conteúdo. Ele é a base do marketing de atração, que busca atrair potenciais consumidores para dentro do site que você criou.

Depois de reter, bons conteúdos em texto, vídeo ou áudio irão fidelizar esses contatos ou “leads”, criando o público da sua empresa.

O relacionamento com esse público resultará na “conversão de leads” em novos negócios. Além disso, sua marca será fortalecida, e você poderá se tornar uma referência no setor em que atua.

Os resultados aparecem, normalmente, a médio prazo. Mas o alcance de estratégias de marketing de conteúdo, como blog posts associados a peças em redes sociais, é contínuo e nunca para de crescer.

É uma tendência que dá resultados! Por isso, é adotada por um número cada vez maior de negócios. Tanto que, de acordo com um relatório do Content Marketing Institute (CMI), 75% das empresas B2B mais bem-sucedidas esperam aumentar o orçamento em marketing de conteúdo e SEO em 2022, em comparação ao ano anterior.

 

6. SEO

 

Não existe marketing de conteúdo que funcione sem uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization). O SEO é um conjunto de técnicas de otimização para motores de busca, como o Google e o YouTube.

Essas técnicas permitem publicar os conteúdos de um site de acordo com os critérios de “ranqueamento” dos buscadores.

Com isso, eles terão grande chance de aparecer nos primeiros resultados das buscas que os usuários fazem por qualquer coisa – incluindo o produto que você vende.

Aparecer entre os primeiros resultados de uma busca orgânica do Google significa ter grandes chances de ser clicado, visto, ouvido, curtido, compartilhado, fidelizado e… comprado ou contratado!

De calças jeans a datacenters, tudo é encontrável quando “aparece no Google”. Se não aparece, não é visto e nem lembrado. E negócios deixam de ser fechados.

Por isso, seu site precisa ser estruturado e construído de forma otimizada para a prática de SEO.

É por isso que a maioria das empresas constrói seu site em plataformas como  WordPress ou  Blogger, que permitem realizar a gestão simplificada do blog e de seus conteúdos, sem exigir tantos conhecimentos técnicos de programação para WEB.

 

7. Vídeos, podcasts e conteúdos interativos

 

De acordo com a Cisco, os vídeos já representam 82% do tráfego de internet. São conteúdos a serem explorados na estratégia da sua empresa.

Além de ajudar a atrair, reter e fidelizar clientes, apostar em vídeos ajuda sua marca a estar entre os primeiros resultados orgânicos do Google.

Isso porque, ano a ano, o algoritmo do Google têm destacado resultados de busca com vídeos.

Da mesma forma, contam pontos para o Google os conteúdos interativos, como infográficos repletos de links, além de podcasts e transmissões ao vivo.

Uma ótima oportunidade para tornar o seu site dinâmico, útil e atrativo, não?

 

Quem vai fazer o marketing digital do seu site?

 

Você já viu o que o seu site precisa ter para que o seu marketing de atração possa funcionar!

Cuidando dessas 7 dicas que passamos, você sentirá os resultados: será encontrado, fará novos negócios e se tornará uma referência, fortalecendo o branding da sua marca.

Mas quem fará isso para você? Sua empresa tem três opções: produzir os próprios conteúdos, contratar uma agência para fazer isso para você ou adotar um modelo híbrido que combina a produção interna do marketing com a geração de conteúdos terceirizada.

A Siqueyros pode te ajudar a colocar qualquer um desses três modelos em prática.

  1. No primeiro caso, fazemos o treinamento de SEO e Marketing de Conteúdo para que o seu time possa conduzir sua própria estratégia.
  2. Produzimos os conteúdos e fazemos o SEO para você, sempre com o acompanhamento direto do seu pessoal.
  3. Sua equipe de marketing trabalha as estratégias em parceria conosco na redação e produção de conteúdo.

Seja qual for o modelo, temos certeza de que você vai ter resultados. E sabemos disso pela experiência com os clientes que atendemos.

Por exemplo? A OMS Engenharia, que realiza grandes obras de engenharia multisserviços, e a Zeittec, que constrói datacenters de alta segurança em todo o Brasil. São empreendimentos milionários realizados, muitas vezes, a partir de um artigo de blog ou de uma postagem na rede social. Quanto vale um conteúdo, einh?

→ Pronto para começar? Entre em contato com a Siqueyros aqui. Ajudaremos a construir seu site com blog preparado para SEO e implantaremos as estratégias certas de marketing de conteúdo para impulsionar o seu negócio.

Obrigado pela visita e nos vemos em breve!

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *